segunda-feira, 20 de julho de 2009

Use o OpenDNS e fuja das barrigadas da Telefônica

Nos últimos anos foram frequentes os problemas de acesso a internet dos clientes Speedy. O mais “impressionante” (ou “triste”) é que na maioria dos casos o que causou o erro de acesso não foi a rede em si, e sim os trágicos servidores DNS da Telefônica.

DNS? Que porra é essa?

DNS: Domain Name Server. Explicando rapidamente, são os servidores responsáveis em traduzir os domínios (como www.febox.com.br) em seu endereço real (IP). Praticamente tudo conectado na internet possui um endereço IP, e os domínios foram nomes amigáveis criados para facilitar a memorização dos sites e serviços.

Ou seja, nos últimos períodos de instabilidade que os clientes Telefônica enfretaram, se você digitasse em seu browser o endereço: http://208.69.32.230, você cairia no Google normalmente. Mas se digitasse: http://www.google.com.br, você não cairia em lugar nenhum, pois o problema era exatamente com o servidor DNS utilizado no Speedy. E todos acreditavam que era um problema de acesso, quando era um simples problema no terrível servidor DNS da operadora.

Mas isso faz tempo… porque esse post agora?

Bom, ontem chegou ao Twitter a informação que a Telefônica bloqueou uma lista de domínios em seus servidores DNS. Isso significa que os clientes Speedy não podem mais acessar tais sites, o que eles decidiram (utilizando critérios próprios) sem consultar seus clientes. Os sites bloqueados permanecem secretos, se você é cliente Telefônica e tentar acessar algum desses domínios, simplesmente receberá a informação que o site não existe.

Entre os domínios bloqueados, está o do migre.me (encurtador de URLs que contabiliza os clicks e re-tweets muito utilizado no Twitter) . Veja a resposta da Telefônica para Jonny Ken, o criador do migre.me:

jonnyken posta a resposta da ouvidoria da Telefônica

E eu sou cliente Speedy e não tive problema algum, continuo usando o migre.me (da mesma maneira que das últimas vezes que o serviço ficou “fora do ar” eu acessei a internet normalmente).

Como? Porque? Quando? Onde?

OpenDNS
É aí que entra o OpenDNS. O serviço é utilizado por milhões de usuários e empresas ao redor do mundo e com uma configuração extremamente fácil você também pode fugir dos problemas infantis que ocorrem frequentemente com o Speedy, seus bloqueios e navegar mais seguramente.

Eu utilizo o OpenDNS há anos, pois enfrentei enormes problemas no passado para acessar o serviço online do meu Xbox 360 – que foram resolvidos apenas trocando o DNS do Speedy. Desde então, só fico sabendo das barrigadas da Telefônica quando me contam.

- Se você conecta o modem do Speedy diretamente na máquina (ou se conecta via roteador mas deseja mudar o DNS apenas em 1 computador):

Entre em Conexões de Rede (ou Network Connections), clique com o botão direito na conexão do Speedy e em Propriedades (Properties).

Selecione a opção TCP/IPv4 e clique em Propriedades (Properties) novamente.

Propriedades da conexão de rede
Marque a opção Usar o seguinte endereço DNS (Use the following DNS server addresses) e na primeira caixa digite 208.67.222.22 e em DNS Alternativo 208.67.220.220 (conforme imagem abaixo).

Opções TCP/IPv4: Servidores DNS

E pronto. Reinicie a máquina (ou apenas a conexão) para ter certeza que está utilizando os novos servidores DNS.

- Se você conecta o Speedy em um roteador e desejar utilizar automaticamente o OpenDNS em todos os computadores que se conectarem por ele:

A grande maioria dos roteadores fornecem a opção de alterar o servidor DNS da conexão com a internet para todas as máquinas. Como não é possível abrangir nesse post todos os roteadores que existem, mostrarei como faço no meu pessoal (um D-Link DI-634M).

Primeiro, acesso o painel de administração via browser (geralmente: http://192.168.0.1). Acesso a aba “Home”, a opção lateral “WAN” (aonde é configurado os dados de conexão do Speedy, como usuário e senha, modo PPPoE, etc – procure essa opção em seu roteador).

Painel de administração do D-Link DI-634M

Logo abaixo existem 2 campos, DNS Primário e Secundário. Basta preenchê-los com os valores: 208.67.222.222 (primário) e 208.67.220.220 (secundário).

Servidores DNS utilizados em todas as conexões a internet pelo roteador.

Pronto. Todos os seus dispositivos agora utilizam os servidores OpenDNS e não caem nos bloqueios estúpidos da Telefônica, na instabilidade frequente, etc. No meu caso, apenas com essa configuração no servidor meus videogames, meu note, meu servidor, ficam todos imunes ao péssimo DNS e atitudes da Telefônica.

Para testar se sua conexão está imune ao bloqueio recente do migre.me, clique AQUI e veja meus últimos tweets utilizando esse ótimo serviço encurtador de URLs.

Observação: O OpenDNS também oferece serviços mais avançados e customizáveis para usuários avançados e/ou empresas. Cobri aqui apenas uma maneira pessoal de contornar um problema que não deveria existir com o serviço ADSL da Telefônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário