terça-feira, 25 de agosto de 2009

Celular: 3G ou Wi-fi? Qual a diferença?

Wi-Fi é a tecnologia de acesso à internet sem fio, Você pode acessar em locais como praça de alimentação de shoppings, alguns parques, universidades, colégios particulares, etc. A praia de Copacabana também oferece esse tipo de conexão gratuita.

Quanto ao 3G, isso está relacionado à tecnologia da rede de comunicação das operadoras. Aqui no Brasil nós usamos a rede 2,5G e a 3G. Essa tecnologia oferece acesso à internet banda larga móvel, chamadas com video conferências, entre outros. Mas são mais caras que a 2,5, por isso ainda não são populares. O preço varia conforme o plano e a velocidade que você contrata na operadora.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Internet móvel: vale a pena ter 3G no notebook ou PC?

Além do acesso rápido à Internet pelo celular, outra grande aposta das operadoras de telefonia móvel é popularizar o uso da tecnologia de terceira geração em notebooks. Assim, pode ser que em um futuro não muito distante seja possível abandonar a velha conexão banda larga e passar a desfilar com um mini-modem 3G a tira colo em todos os lugares.

Mas é claro que, por enquanto, poucos vão se aventurar a deixar suas conexões tradicionais e depender exclusivamente da tecnologia oferecida pelas operadoras móveis. Primeiro, porque 3G ainda não está disponível em todos os municípios.

Outro motivo que impede a popularização da tecnologia é que ainda não dá para trocar as velocidades de acesso que já existem pelas do 3G. Embora seja possível alcançar níveis de até 7,2 Mbps em uma das versões mais básicas do 3G (WCDMA/HSPDA) o que o usuário vê é uma conexão cuja velocidade média real varia de 300 a 700 Kbps. Sim, a velocidade é compatível com as de Speedy ou Vírtua, por exemplo, mas ainda tem oscilações consideráveis. A Claro, por exemplo, limita o acesso a 1 Mbps.

Mesmo depois do leilão de hoje é previsível que, pelo menos durante alguns meses, as áreas de sombra (onde não há sinal de 3G) sejam comuns em várias regiões, já que a tecnologia ainda estará sendo ajustada. Então, nada de Internet móvel em qualquer lugar.

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, o 3G da Claro, que opera em WCDMA/HSPDA, chegou a picos de 313 Kbps. Já a tecnologia da Vivo, que opera em CDMA2000 EV-DO, chegou a 184 Kbps (veja o que são essas tecnologias).

Serviços 3G da Telemig?
Serviços 3G da Claro
Serviços 3G da Vivo

É vantagem ter um modem 3G?

A resposta vai depender de qual é o seu objetivo. Lembre-se que 3G no Brasil ainda está limitado a poucas localidades e restrito a poucas operadoras de celular. Logo, não espere ter altas velocidades de conexão em qualquer lugar.

Mas se o seu objetivo é ter acesso fácil à Internet com velocidades razoáveis, já é hora de optar por placas ou modem de terceira geração, ou mesmo os de 2,5G, que são vendidos há mais tempo e têm uma velocidade de conexão reduzida —mas têm mais área de cobertura.

Os preços de pacotes variam de R$ 9,90 para um plano de 40 MB e velocidade de 400 Kbps (que na verdade não passam dos 130 Kbps) até os planos com uso ilimitado por R$ 139.

entenda o que é a tecnologia 3G

a tecnologia 3g é usada pela terceeira geração de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais.
Como proporciona uma trasmissão de dados mais veloz, a tecnologia 3G torna possível ás empresas oferecer pacotes de serviços complexos a custos acessiveis, mais de 260 operadoras no mundo já fazem isso.
Entre os serviços prestados estão internet banda larga, TV no celular, jogos tridimensionais e download de músicas e vídeos com mais rápidez.
Enquanto com a tecnologia de segunda geração de telefonia móvel (3G) o tempo para baixar um música pode chegar a 18 minutos, com a 3G é cerca de 1 minuto.
Hoje, já há operadoras oferecendo serviços 3G no Brasil . entre eles está a videoconferência, com trasmissão de aúdio e imagem simultânea.
Em breve, haverá IPTV, jogos multplayer em tempo real e muitos serviços que demandam velocidades maiores.
Entre as novidades promissoras estão ainda os serviços de localização, bastante populares na Ásia, que permitem encontrar restaurantes e shopping centers, por exemplo, no Japão 3,5 milhões de celulares com TV foram vendidos em um ano.

Celular 3G: O que é?! Como funciona?! Saiba tudo sobre esta tecnologia!

A tecnologia de celulares 3G ou Terceria Geração chegou! A rede de telefonia sem fio que conhecemos atualmente sofrerá uma grande mudança em mais um caminho para a evolução.

Para quem não sabe, a rede 3G trabalha com internet móvel de alta velocidade, ou seja, graças a esta nova tecnologia você terá a comodidade de degustar, aproveitar e usufruir de uma super banda larga em seu aparelho móvel, gerando assim novos horizontes para o crescimento não apenas dos telefones móveis, mas de toda uma região que está cansada de usar equipamentos ultrapassados, as famosas latas-velhas.

Bom, para um melhor entendimento sobre tudo isso, a classificação da evolução da telefonia móvel se dá da seguinte forma:

- 1G: celulares analógicos, obsoletos;
- 2G: celular digital com tecnologia WAP;
- 2,5G: celular digital com tecnologia GPRS e EDGE;
- 3G: celular digital com conexão de até 7200Mbps*.

Utilizando uma rede 3G, os downloads de música, áudio, som, imagem e foto se tornaram muito mais atraentes e significativos para o usuário final. Um exemplo disso é a possibilidade de conversar com outra pessoa olhando diretamente para ela, como já cansamos de ver em vários filmes de ficção científica, as vídeo-chamadas, que nada mais é que a transmissão de som e vídeo em tempo real.

Com o lançamento da TV Digital, todos os celulares 3G já estão aptos e prontos para se conectarem com qualquer sinal digital proveniente de qualquer rede de televisão que esteja fazendo uso dele, assim como o Globo HD, SBT HD, Band HD, RedeTV! HD entre outros.

Certa vez fiquei até vislumbrado quando lia os feeds do Bernardo Bauer e lá tinha este vídeo sobre a tecnologia 3G:

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que são telas AMOLED?

Entre as inúmeras siglas que tem feito parte da CES (que aliás, é uma abreviação para Consumers Electronics Show) uma delas tem chamado a atenção por representar uma tecnologia que permite o desenvolvimento de televisores ultrafinos e até mesmo de telas dobráveis, com alta qualidade de imagem: AMOLED.
Essa sigla estranha, que numa tradução livre significa tela de Diodo Emissor de Luz Orgânico com Matriz Ativa (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) é a tecnologia que deverá estar presente na próxima geração de monitores, televisores de alta definição, e que já pode ser encontrada em gadgets como o celular Nokia N85.
Atualmente, computadores topo de linha como os novos Macbook e Macbook Pro contam com displays retroilumanados com LED, o que proporciona maior nitidez e economia de espaço (obrigado pelas dicas, pessoal).
Mas o que isso significa?
A tecnologia AMOLED promete reunir as maiores vantagens dos três tipos de tecnologia —CRT (o famoso e antigo "tubo de imagem), LCD e plasma em uma só. Assim:
Apesar de serem relativamente baratas e de gastarem pouca energia, as telas LCD ainda têm pequenos problemas - cada vez menores, é verdade - quanto ao contraste de suas cores, ângulo de visão e a alguns borrões que podem aparecer em imagens muito rápidas, como em esportes, por exemplo.
Telas CRT e de plasma, ainda muito populares em aparelhos acima de 60 polegadas, tem melhor contraste de cores e maior taxa de atualização, mas sofrem por respectivamente ocuparem muito espaço ou terem alto consumo de energia.
As telas AMOLED, por sua vez, oferecem cores vibrantes em telas ultrafinas por um custo inferior aos das tecnologias atuais. Além disso, esse tipo de display tem tempo de resposta três vezes menor que uma tela OLED, porque seus pixels são instalados em finas telas de vidro ou plástico, e as imagens são ativadas a partir de impulsos elétricos.
O resultado são imagens brilhantes, com alto contraste de imagem, cores e sem borrões.
Por ser uma tecnologia relativamente nova, os displays AMOLED ainda tem um longo caminho até seus preços ficarem competitivos e eles saírem das exposições internacionais para a sala de sua casa, mas talvez essa mudança esteja mais perto do que você imagina.
Os fabricantes esperam que o mercado de telas AMOLED movimente U$ 4.6 bilhões até 2014.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Saiba como funciona a nota fiscal eletrônica

Em uma iniciativa comemorada pelo setor empresarial, o Brasil vem testando desde abril deste ano a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). O objetivo é substituir a nota fiscal em papel, simplificando as obrigações dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

“Além de oferecer maior visibilidade do processo às partes envolvidas, o projeto permite reduzir os custos das empresas com papel, agilizar o processo e reduzir fraudes”, define Donizetti Victor Rodrigues, coordenador de tecnologia da informação da Receita Federal.

Na primeira fase do projeto, que estreou em abril, 19 empresas começaram emitir notas fiscais eletrônicas, autorizadas por seis Secretarias de Fazenda (Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Maranhão). Até o mês de agosto, as empresas mantiveram a emissão simultânea no modelo eletrônico e físico. A partir de setembro cinco empresas - Wickbold, Souza Cruz, Volkswagen, Telefônica e Eletropaulo - começam a emitir apenas a NF-e.

Na prática, a empresa emissora de nota fiscal eletrônica gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial (no formato XML), que deve ser assinado digitalmente, garantindo a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico é então transmitido via internet à Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte, que fará uma pré-validação e devolverá um protocolo de recebimento à empresa, sem o qual a mercadoria não pode ser transportada.

O documento eletrônico também será transmitido à Receita Federal, que será o repositório nacional de todas as NF-e emitidas e, no caso de operações interestaduais, para a Secretaria de Fazenda de destino da operação e Suframa (para mercadorias destinadas às áreas incentivadas).

domingo, 2 de agosto de 2009

Como faço pra bloquear, conexoes de rede do meu pc?

não quero q minha irmão entre na internet, aqui é discada, ai ela sabe faze um discado novo, quero bloquea as conexoes de rede pra ela não fazer o discador e entra, ouvi dizer q no regedit, da pra bloquea num sei, é com vcs a se souberem...

Parece que dá pra fazer pelo gpedit.msc.

Eu não testei.. mas vale a pena testar.

Meu Iniciar, Executar.. digite "gpedit.msc" (sem aspas)

Você vai ver 'Configuração do Computador' e 'Configuração do Usuário'.
Duplo-Clique para expandir a Configuração do Usuário.

Duplo-clique em 'modelos administrativos'.
Duplo-clique em 'Rede'
Selecione 'Conexões de Rede'.

Aí na parte da direita.. procure os seguintes ítens:
'Ativar conexões de rede do Windows 2000 para administradores', dê dois cliques e marque como ATIVADO.

Agora procure 'Proibir a conexão e desconexão de uma conexão de acesso remoto', dê dois cliques e também marque como ATIVADO.


Também tem um outro jeito, bem mais fácil.
Aqui no meu XP eu deixei um atalho pra minha conexão dial up no desktop. Sempre que eu clico nele aprece uma telinha pra por nome de usuário, senha etc... e com o botão 'conectar'. Nessa telinha também tem uma parte assim: "Pessoas que podem usar esta conexão", e aí você pode selecionar 'Somente Eu' ou o 'Todos usuários deste computador'.
Também nunca testei.. mas quem sabe se você marcar o 'Somente Eu' não resolva o problema??

Tem como fazer sumir o ícone Vídeo do Painel de Controle, assim não vão poder mudar o papel de parede. É fácil..
Também é no gpedit.msc.
Nós estávamos mexendo na parte de 'Rede', dê uma olhada dois ítens acima e você vai ver 'Painel de Controle', dê um clique pra selecionar.

Agora olhe no espaço a direita e encontre o ítem 'Ocultar miniaplicativos especificados do Painel de Controle'. Dê dois cliques neste ítem, clique em ATIVADO, logo em seguida você vai ver um botão escrito 'Mostrar...', clique nele. Abre uma janela, procure o botão 'Adicionar...' e clique nele. Na caixinha que aparecer digite "Vídeo" (sem aspas e com acento no 'i'). Prontinho.. clique em OK, OK de novo.. Aplicar... e OK de novo.

Agora abra o painel de controle. Se estiver no modo clássico.. tente clicar em "Aparência e Temas", só vai ter acesso a alterar o menu iniciar e as opções de pasta.. as opções de vídeo não!!! Se você abrir o painel de controle e apertar F2 ele vai pro modo clássico... e o ícone Vídeo também não vai estar lá!!! <:devil:>

Só tem um problema... se o cara for esperto e clicar com o botão direito do mouse no desktop e ir em "propriedades"... a telinha pra mudar papel de parede, proteção de tela e etc.. aparece. >